Tecnologias e Sistemas de Informação

Optimização de recursos através da "Hipernet" e dos seus serviços

No âmbito de um Projecto de "aceleração" do desenvolvimento de uma nova tecnologia durante 3 meses em Silicon Valley, tive a oportunidade de poder testemunhar e observar as últimas tendências deste ecossistema, onde nasceram e continuam a aparecer frequentemente novas empresas que exploram e desenvolvem este novo paradigma: o facto de estarmos todos ligados digitalmente através de dispositivos móveis (telemóveis, "smartphones", "tablets", portáteis e "ultrabooks"), e a partir destes e através de serviços "online" gerirmos cada vez mais as nossas vidas num contexto pessoal e profissional através da informação que circula nesta rede, ou do seu conjunto de sub-redes e aplicações, como já ouvi designar por "hipernet".

Continuar...

A segurança nos mares europeus

Os mares europeus são das áreas mais saturadas de navegação. À volta de 90% do comércio externo da UE utiliza as linhas de navegação marítimas. Acresce o imenso tráfego de pessoas que diariamente cruzam as águas europeias. Para além do tráfego proveniente das atividades piscatórias e recreativas.

Conscientes destes factos, as autoridades europeias criaram a European Maritime Safety Agency (EMSA), sedeada em Lisboa.

Continuar...

JUP: Uma Janela de Oportunidade

Numa altura em que se discute o futuro dos Sistemas de Informação que acompanharão os portos nacionais no agressivo processo de globalização económica que o mundo de hoje atravessa, importa recuar alguns anos e compreender o “primeiro passo” do percurso realizado até ao ponto de situação atual.

Ler Mais...