Investigação, Desenvolvimento & Inovação

MARLEANET - Uma Plataforma Internacional para a Formação das Profissões Marítimas

O MARLEANET - Maritime Learning Network é um projecto da União Europeia promovido pelo Centro Europeu de Formação Contínua Marítima, na Bretanha Francesa, que agregou uma parceria internacional entre a Escola Marítima da Irlanda - Instituto de Tecnologia de Cork, CETMAR - Centro Tecnológico do Mar, Vigo – Espanha, a Universidade da Bretanha Ocidental, Brest – França, a Mútua dos Pescadores, Portugal e a Escola Superior Náutica Infante D. Henrique.

Este projecto visa a criação de uma rede permanente que promova o intercâmbio de best practices, conhecimentos e know-how entre profissionais do sector marítimo. Pretende-se igualmente promover acções de formação padronizadas a nível europeu, com especial ênfase na inovação e na melhoria das estratégias actuais de ensino.

A sua missão e objectivos são ambiciosos: dinamizar uma plataforma de cooperação, troca de ideias e desenvolvimento conjunto de ferramentas de formação que coloquem a União Europeia na vanguarda da formação marítima a nível internacional, com níveis de excelência técnica e científica tendo como referência padrões internacionais actuais.

A operacionalização deste projecto passa pela criação de uma plataforma de e-learning www.marleanet.com que dê resposta aos requisitos de formação no sector para cerca de 3.000 formandos/ano, atendendo às especificidades das profissões marítimas (períodos de embarque/ quartos a bordo dos navios, etc.). Esta parceria pública-privada irá potencialmente reunir mais de 60 Centros de Ensino e Formação existentes na Irlanda, França, Portugal e Espanha.

No âmbito deste projecto foram desenvolvidas as seguintes acções pelos diferentes parceiros no âmbito MARLEANET:

- Análise da situação actual numa lógica de envolvimento de todos os actores com voz na matéria na identificação dos centros de formação certificada e programas de formação que existem no sector marítimo atlântico sobretudo para os profissionais da marinha mercante e da pesca;

- Ligação em rede os centros de formação de modo a favorecer o estabelecimento de uma rede sustentável a longo prazo de centros de formação que ofereçam módulos de formação on-Iine no Espaço Atlântico;

- Desenvolvimento de um centro comum de e-Iearning com capacidade de criar programas/módulos de formação em várias áreas (quer em complemento do que existe actualmente quer em áreas inovadoras) e de os disponibilizar em plataformas adequadas;

- Desenvolvimento de sessões piloto teste neste domínio do e-learning;

- Dar a conhecer e difundir estes objectivos por toda a área Atlântica. A plataforma de e-Iearning visa a qualificação da formação profissional e o desenvolvimento standards internacionais.

A nível nacional a Mútua dos Pescadores e a ENIDH – Escola Superior Náutica Infante D. Henrique envolveram-se neste projecto reconhecendo o seu valor acrescentado para o sector marítimo, assumindo a sua importância a nível de inovação e tecnologia para o ensino e  formação dos marítimos a nível europeu.

Para além dos membros do Projecto MARLEANET salienta-se igualmente a indispensável contribuição dos especialistas de todos os países envolvidos no projecto que estiveram presentes para validar e sugerir novas formas de abordagem na metodologia seguida. O projecto visa dar resposta às necessidades de formação especializada no sector pelo que o envolvimento das administrações nacionais, armadores (comércio/ pesca), sindicatos e outros representantes do sector foi considerado determinante.

A lógica subjacente foi o desenvolvimento de uma plataforma comum que não se limite aos três anos do horizonte temporal do projecto, mas sim a criação de uma network de formação sólida e sustentável que permita a sua permanente actualização e desenvolvimento futuro.

Foi ainda criada uma base de dados como parte do portal do Marleanet. Esta base de dados (idealizada pela Mútua dos Pescadores e desenvolvida pela Normática) permite um repositório de material de treino a nível regional, nacional e internacional. Para além disso, disponibiliza ainda informação relativa a diversas organizações marítimas bem como uma biblioteca pública de documentos marítimos relevantes. Salienta-se que esta base de dados foi premiada pela Outsystem (empresa responsável pelo desenvolvimento da plataforma Agile) - com o Agility award. Esta base de dados continua a ser desenvolvida, com o input dos parceiros nacionais e parceiros europeus, e será disponibilizada aos centros de formação e outras entidades ligadas ao universo marítimo, para introdução e partilha de informação e conhecimento relacionados com a formação marítima.

Paralelamente, os programas formativos não se devem limitar à mera partilha de informação, mas antes promoverem uma verdadeira mudança de mentalidades no sector. Para isso, não chega criar módulos de formação on-line ou formatos audiovisuais e interactivos. É indispensável manter uma componente mais próxima, em sala, onde se possam reunir vários formandos e criar uma comunidade de aprendizagem – mesmo que o formador possa estar à distância, em contacto permanente com os seus alunos, deixando para um animador local a interacção directa com cada grupo.

Os programas devem igualmente ser flexíveis, capazes de se adaptar a novas circunstâncias e de acompanharem as necessidades e disponibilidades do público-alvo.

A Parceria escolheu os seguintes temas para os módulos a oferecer ao público-alvo:

- Gestão de Recursos (Resource Management)

- Gestão de Riscos (Risk Assessment)

- Poluição e Protecção Ambiental (Environmental Protection)

- Cuidados de Saúde a Bordo (Health and Medicine on Board)

Foram ainda considerados três temas que são transversais aos anteriores:

- Legislação (Legislation),

- Imagem dos Marítimos (Seafarer Image),

- Sustentabilidade do Sector marítimo (Sustainability of the Maritime Sector).

Estão criados neste momento 21 módulos de formação.

O centro de todo o processo são os homens que andam todos os dias no mar. É para eles que tudo é feito. Aumentar a competitividade do sector e salvar vidas humanas é o objectivo último deste projecto.

É pois de valorizar a forte presença nacional neste projecto, que numa lógica cooperativa visa disponibilizar um vasto leque de formação especializada para o sector marítimo, envolvendo tecnologias e metodologias de e-learning.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Threesome