Competitividade Empresarial

Economia do mar no Algarve

Desde sempre, o Algarve tem estado bem ligado ao mar. Mesmo no tempo das Descobertas, o Algarve teve um papel de liderança, com a bem conhecida “escola de Sagres”, embora, hoje em dia, haja muito boa gente que ponha em dúvida a sua verdadeira existência. Mas ninguém tem dúvidas que foi aí que se deu início à expansão portuguesa, com a partida das naus à conquista das primeiras praças no norte de África.

Ao longo da História, o Algarve forneceu uma boa quantidade dos marinheiros que descobriram novos mundos. Por outro lado, a indústria da pesca teve aí um enorme desenvolvimento, assim como as conservas.

Infelizmente, nos últimos anos, toda essa actividade decresceu imenso, a par com o que aconteceu no resto do país. Também, a par com o resto do país, temos visto um ressurgir da economia do mar no Algarve.

Apontando alguns dos sectores, sem qualquer ordem de importância (todos são importantes!!!!):

  • Turismo náutico: sem dúvida nenhuma, um dos sectores mais visíveis, onde muito se tem feito, e onde há imenso para se fazer, designadamente:

    • Maior divulgação das marinas e portos de recreio do Algarve, a par com outras marinas e portos de recreio nacionais, acompanhado de melhoria de alguns portos de recreio menos atraentes e, eventualmente, conversão de portos de pesca a portos de recreio, pelo menos parcialmente.

    • Maior qualificação do sector marítimo-turístico, assim como sua promoção na época baixa.

    • Melhoria das condições em Portimão para a recepção de navios de cruzeiros.

  • Aquacultura: facilitação dos licenciamentos e maior apoio técnico aos produtores

  • Tarnsformação de pescado: apoio à criação de empresas transformadoras de pescado, assim como da sua simples comercialização, dada a excelente qualidade da matéria-prima, muitas vezes deteriorada nas primeiras horas após a pesca.

  • Formação e investigação: a Universidade do Algarve e o CCMAR têm vindo a fazer um excelente trabalho no domínio do conheciento dos oceanos. Quanto amim, há apenas que se continuar o esforço de melhorar a ligação às empresas, para o necessário retorno económico do seu excelente trabalho.

 

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Threesome